quarta-feira, 15 de abril de 2009

*Primeira história.

Boa tarde! :DNossa! Hoje acordei inspirada pra reler um livro de muitos e muitos anos.
Considero um dos meus favoritos.
Li quando estava na 6ª série do ensino fundamental (em 2002) e hoje já estou formada.
Quanto tempo já se passou...
Bons tempos eram aqueles em que agente só queria saber de curtir, sem nos preocupar com nada, ou quase nada...

O livro é este: '' A Menina que Fez a América '' de Ilka Brunhilde Laurito.
Conta a história de uma menina chamada Fortunatella, que nasceu em uma pequena aldeia da Calábria, Saracena, no sul da Itália, em 1890.
Ela perde o pai muito pequenina... Sua mãe casa-se novamente e vai para o Brasil. Fortunatella fica na casa dos avós maternos -Catarina e Vincenzo-, e seu irmão Caetano, na casa do avô paterno -Leone-.
A menina ficava encantada com as histórias que seu avós a contavam.
Vovô Vincenzo, que era camponês, foi ao Brasil tentar criar novas raízes. Ele dizia que era como uma árvore. Lá ele trabalhou, aprendeu o ofício de sapateiro... Mas voltou a Saracena, onde se casou e criou seus filhos...
Vovô Leone era astrônomo, um sonhador. Possuía uma luneta e ficava, com ela, olhando a lua, o céu estrelado... Foi com ele que Fortunatella aprendeu as primeiras palavras.

É uma história encantadora.
Confesso que chorei em algumas partes.
Essa leitura me fez viajar pra lugares beeem distantes. Fico tentando imaginar como era naquela época. Uma vida simples, em que as pessoas se contentavam com tão pouco e eram felizes.
Fico imaginando suas vestimentas, o clima na Itália...
É engraçado porque me pego lembrando da minha infância, dos bons momentos que passei...

Beijocas. :*

3 comentários:

  1. Cut cut.....
    Como tudo que você diz ou fala....
    Sempre feliz, e esse livro é a sua cara.....
    Beijos maninha, TCHAMOUL.............
    UHUL, fui o 1º à comentar.....
    Douglas comentando..^_^

    ResponderExcluir
  2. Pô, é engraçado mesmo como o tempo engole a gente.
    Parece que foi ontem que eu tomava tapa da minha mãe e chamava professora de tia !
    Dificil é digerir que não somos mais crianças.
    Belo Post Fernanda !

    ResponderExcluir
  3. Miga.....adorei o blog...cor fashion...e a respeito do livro...este parece ser mesmo encantador...soh que ultimamente naum tenho mt tmpo para ler...soh mesmo as materias da facul...mas eh sempre bom relembrar a infancia neh? com vc eu semrpe relembro...t amo gemulaaa!

    ResponderExcluir