sexta-feira, 18 de junho de 2010

Literatura

É inacreditável como a leitura nos faz refletir.
Estou lendo Lua Nova depois de taaaaanto tempo.
História bonita, romântica, triste, assustadora e ao mesmo tempo surpreendente.

Claro, é uma continuação e não vejo a hora de chegar em Eclipse.
Assim como várias obras, todas, de algum modo, nos leva à utopia.
Leio também Água Viva de Clarice Lispector. Impressionante como ela brinca com as palavras.

Ao mesmo tempo difícil de compreender e tão envolvente. É como um diálogo entre o 'eu' da autora e o leitor. Não deixa de ser. Pois esse livro trata-se de uma carta (com personagens sem nome) escrita por 'eu' a 'tu', na qual procura entender a solidão, expõe suas ânsias e suas procuras; um discurso espontâneo e ininterrupto entre o delírio, confissão e sedução.
Estou no início de ambos os livros. Embora já tenha assistido ao filme 'Lua Nova', esse livro mostra mais detalhes, muitos não mostrados na tela.
Além de toda reflexão e envolvimento, a leitura abre nossos pensamentos, nos ensina a falar e a escrever. Faz nascer ideias e, expressar melhor sentimentos e palavras.

Destaco aqui um trecho do romance de Clarice Lispector 'Água Viva':





''Escrevo-te toda inteira e sinto um sabor em ser e o sabor-a-ti é abstrato como o instante. É também com o corpo todo que pinto os meus quadros e na tela fixo o incorpóreo, eu corpo a corpo comigo mesma. Não se compreende música: ouve-se. Ouve-me então com o teu corpo inteiro. Quando vieres a me ler perguntarás por que não me restrinjo à pintura e às minhas exposições, já que escrevo tosco e sem ordem. É que agora sinto necessidade de palvras - e é novo para mim o que escrevo porque minha verdadeira palavra foi até agora intocada. A palavra é minha quarta dimensão.''






Sim, faz refletir, é de difícil compreensão. Ao que me parece, o assunto da carta trata-se de uma separação. E o 'eu' da carta sofre com isso. Tenta exprimir em palavras ''toscas'' o mais profundo de todo o relacionamento que, talvez, se tenha realizado ou se desejaria realizar. A sua palavra é o que por 'tu' não foi tocado no 'eu' da história.
Quero descobrir e entender. Faltam ainda muitas páginas. Espero me surpreender. Estou adorando e recomendo ambas as histórias: Lua Nova (e coleção) e Água Viva.


3 comentários:

  1. Amo ler, é uma das minhas paixões ainda mais quando estou sozinha.
    Já li a Saga Crepúsculo e me apaixonei.
    Não conhecia "Água viva" mas fiquei bastante curiosa, parece ser muito interessante.
    Kiss...

    ResponderExcluir
  2. aaaadoro lerr , faço letras e leio loucamente e Clarisse pra mim é unica . amo! Obrigada pela visita e claro já estou seguindo!
    xoxoxoxoxoxoxooxoxoxox
    :)

    ResponderExcluir
  3. Água viva nunca li.. mas Lua Nova.. simplesmente AMEI o livro !!! p/ mim é o melhor livro da saga Crepúsculo, me surpreendeu, e o final é PERFEITO !
    Também adoro ler, além de um bom aprendizado, aumenta nosso vocabulário.. é uma ótima distração.

    Seu blog está cada vez + fofo, amiga!

    Bjs

    ResponderExcluir