terça-feira, 6 de julho de 2010

Sede por conhecimento.

Não quero fazer dessa postagem uma crítica negativa e nem quero que desanimem de ler.
Quero, ao contrário, estimulá-los a seguir nessa leitura e fazê-los ir mais longe ainda.


O conhecimento é a base para nos fazer caminhar e chegar onde queremos.
O Brasil não é o país mais bem preparado e blá blá blá. Mas aqui há muitos cursos, escolas, faculdades e, principalmente, pessoas interessadas em aprender e ensinar. Isso é questão de querer e de oportunidade.
Nem todos têm acesso à educação. Um direito que deve ser concedido pelo Estado. Mas aqueles que o possuem, devem aproveitar. Ter condição para isso é mérito de poucos. A internet é uma ferramenta que auxilia no estudo. O que mais vimos são sites de pesquisa, e neles podemos encontrar livros, assistir a programas, acompanhar julgamentos... É importante estarmos cientes do que acontece em nosso país para  fazermos críticas e lutarmos por nossos direitos.
Eu estou pensando em um projeto para o final do meu curso de Direito visando a informar os jovens de seus direitos, deveres e garantias. De alguma forma temos de nos movimentar, seja para alertar/ensinar a população, seja para reinvindicar.


Destaco aqui, de uma pesquisa que fiz no site: http://www1.jus.com.br/doutrina, as palavras do Procurador,
Gustavo de Resende Raposo:


''O Brasil parece ter despertado para a relevância da temática da educação. Ao lado da atuação governamental orientada pelos objetivos de expansão de todos os níveis de ensino e implementação de políticas de avaliação e controle de qualidade, também a sociedade civil demonstra interesse e participa do processo de reconhecimento da necessidade de melhoria dos índices de escolaridade, como requisito para real possibilidade de desenvolvimento do País.



A educação, enquanto dever do Estado e realidade social não foge ao controle do Direito. Na verdade, é a própria Constituição Federal que a enuncia como direito de todos, dever do Estado e da família, com a tríplice função de garantir a realização plena do ser humano, inseri-lo no contexto do Estado Democrático e qualificá-lo para o mundo do trabalho. A um só tempo, a educação representa tanto mecanismo de desenvolvimento pessoal do indivíduo, como da própria sociedade em que ele se insere.''
Eu sei que a preguiça monta e não nos larga tem hora. Mas vamos confessar aqui...
Se amigos aparecerem chamando para sair, ou mesmo para ler fofocas em revista, não haverá moleza, né?
Todo mundo já passou por isso e passa sempre.
É mais do que natural querermos um dia ou mais de ''relax total'' depois de meses fazendo trabalhos, provas, lendo de uma maneira constante e cansativa. Seja muito bem vinda, FOLGA!
Mas se tirarmos, incluise nas férias, umas 2 horinhas -não necessariamente consecutivas; faça seu horário- para ler reportagens de jornais e revistas, ganharemos muito conhecimento e ainda aprenderemos a ler e escrever melhor. Tudo isso conta para, num futuro bem próximo, sermos convocados para trabalhar em uma empresa bacana. Quem sabe não é um critério de desempate?! O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido. E, por isso, temos de ficar espertos e buscar de tudo um pouco a fim de nos destacar. Cuidado! Nada de trapaças, hein. HÃN!
Bato na mesma tecla falando disso também - conhecimento. Essa é a palavra-chave para um futuro melhor.


Sabe aquela frase: ''Somos brasileiros e não desistimos nunca!'' ?
Vai desistir agora? Ah! Que isso! Vai fundo! Você tem potencial! =D



6 comentários:

  1. Amo vir aqui e ver um post tão consciente e inteligente como o seu é gratificante! Belo estímulo o seu de propagar a educação, não só aqui, mas nas suas pesquisas e tudo mais! Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  2. Um excelente tema para se abordar, ainda mais, se levado em consideração o fato de estar sendo exibido em uma rede, onde a maioria de seus usuários está em fase pré/pós-universitária.

    Parabéns pela iniciativa e pela forma como apoiou sua opinião!

    Eu costumo dizer isso nas rodas "filosóficas" que fazemos aqui em casa: "O nosso país já está crescendo, mas parece que só focam o lado financeiro. Quando aprenderem a valorizar a educação, aí sim teremos um destaque para se ter orgulho." - A educação está totalmente ligada ao conhecimento... algo que ninguém pode nos tirar.

    Tá, agora chega... Rs'f Falo demais! ><

    Emocionado aqui por sua atitude!

    Que Deus te abençoe cada vez mais no curso e em seus sonhos!
    Até o próximo post.

    ResponderExcluir
  3. Amei a postagem !!!! Concordo, temos que buscar e valorizar o conhecimento ! Este é MUITO importante em nossas vidas! Texto PERFEITO !!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oooi! ( =

    Obrigado pelo recadinho deixado no canto do In.diferente! Me fez muito bem lê-lo.

    Sobre a caixinha de recados... Cadastre-se nesse site (http://cbox.ws/getone.php) e depois siga os passos. Ele gerará um código em html pra você. Em seguida é só postá-lo em seu blog.

    Um beijo bem grande pra você! ( ;

    ResponderExcluir
  5. Volta logo a escerever..esse post aqui que tanto adorei, com certeza, vem de uma mente inspiarada e consciente!!! Beijinhos e também AMO aqui ;-)

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto...

    Parabéns, belo blog...

    MUITO BOM!!!

    Acesse...

    http://mailsonfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir